A cachaça é um verdadeiro tesouro nacional. Por onde passa, tem sempre alguém que gosta de apreciar a bebida e claro, não são raros os nomes que ela recebe por aí. Pinga, aguardente, marvada, branquinha e por aí vai. Tem gente que gosta de tomar como aperitivo antes das refeições e também quem prefira deixar a bebida para ocasiões especiais. Mas, no fim, o que todo mundo quer mesmo é encontrar uma cachaça boa, garantindo bons momentos de lazer, seja com a família, ou com amigos. 

Mas você sabe como identificar uma boa cachaça? Neste post daremos algumas dicas básicas para degustar a bebida e identificar se é de qualidade ou não. Ficou curioso? Então vamos lá agora mesmo! 

Observe a pureza da bebida

Uma boa cachaça precisa ser pura, cristalina e sem nenhum resíduo sólido. Por isso, na hora que você for provar um destilado diferente, observe se o líquido é transparente. Normalmente as cachaças de boa qualidade são filtradas.

Não se esqueça de prestar atenção no aroma, afinal, precisa ser agradável (e não agressivo) fazendo com que você tenha vontade de apreciar a bebida. 

A consistência é essencial

Apesar de ter que ser transparente e límpida, engana-se quem pensa que a cachaça tem que se parecer com água. Como já dizia a famosa marchinha “ se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não”. 

Brincadeiras à parte, para que a bebida seja considerada de boa qualidade ela precisa apresentar uma certa viscosidade. Isso significa que, quando for servida, ela deve escorrer lentamente da garrafa e formar gotas semelhante a lágrimas no copo logo após ser ingerida. 

Fique atento ao aroma

Assim como a aparência, o aroma da cachaça deve ser bem suave e agradável. Se ela agredir seu nariz ou causar uma ardência muito forte, certamente não é uma bebida de qualidade. Por isso, antes mesmo de colocar o produto na boca, dedique alguns instantes para apreciar seu cheiro. 

As cachaças artesanais normalmente são armazenadas em tonéis de madeira e, por isso, costumam apresentar aroma característico do tipo de árvore utilizado. 

Deguste vagarosamente

Quando for experimentar a cachaça, faça a degustação de forma vagarosa para observar todas as nuances e texturas da bebida. 

No momento em que você der um gole na cachaça, segure-a por alguns instantes na boca. Isso é essencial para que passe a agressividade inicial do álcool. Depois disso, deve ficar uma sensação suave de calor e conforto. 

É importante observar a acidez, o sabor alcoólico inicial, residual e o seu retrogosto. A cachaça não deve ser adocicada em excesso pois, muitas vezes o açúcar é incluído na receita apenas para mascarar o gosto ruim original do produto. 

Seguindo todas essas dicas você será capaz de identificar uma cachaça de boa qualidade e poderá desfrutar de uma ótima bebida ao lado de amigos e familiares. 

A Cachaça Guaraciaba é artesanal e possui um processo de produção respeitando todas as características que fazem dela um excelente produto para consumo. Quer saber mais sobre essa bebida campeã? Visite nosso site!