A sustentabilidade pode ser entendida como um conjunto de ideias, estratégias e atitudes corretas do ponto de vista ambiental, econômico, social e cultural. Tudo isso com o objetivo de diminuir a poluição no meio ambiente (rios, atmosfera, terra), preservar os recursos naturais e garantir uma economia equilibrada.

Pensando nisso, a Cachaça Guaraciaba é fabricada a partir de um processo cuidadoso que leva em conta a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por isso, a Fazenda Independência, sede da Guaraciaba, adota uma série de medidas visando minimizar impactos ambientais e produzir de maneira eficiente e com alta qualidade. Confira algumas delas a seguir!

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma tipo de energia obtida a partir de painéis solares instalados no telhado de casas e empresas. Portanto, o intuito é ter uma fonte sustentável para os processos realizados na fabricação e economizar a médio prazo.

Na Fazenda Independência os painéis foram instalados recentemente e, com isso, toda energia gasta no descarregamento de caminhões de cana, picador, esteiras transportadoras de bagaço, bombas usadas na produção e engarrafamento é produzida internamente.

Subprodutos reutilizados

Todos os subprodutos obtidos a partir da fabricação da Cachaça Guaraciaba são reutilizados. Alguns exemplos:

  • bagaço da cana é utilizado como combustível;
  • a queima do combustível gera o vapor que movimenta toda estrutura produtiva da moagem e destilação;
  • a cinza da caldeira volta pro canavial como potássio;
  • a ponta de cana e bagacilho é usado na alimentação animal;
  • o primeiro destilado (cabeça) e o último (cauda) são transformados em álcool combustível e é utilizado nos carros e motos da empresa e de seus funcionários;
  • a Vinhaça fertiliza e irriga os pastos através de um canal de fertirrigação;

Embalagens retornáveis

Outro diferencial que demonstra a preocupação da Cachaça Guaraciaba em ter uma produção sustentável é a utilização de embalagens retornáveis já que 80% das garrafas retornam a empresa. Lá elas passam por um rigoroso processo de lavagem e esterilização deixando-as pronta para uso. Isso economiza recursos e evita que mais lixo seja jogado na natureza.

Todas essas ações reforçam  o quanto a Fazenda Independência e a Cachaça Guaraciaba se preocupam com o meio ambiente sem abrir mão de produzir uma cachaça de alta qualidade e sabor incomparável.

Dessa forma, se beneficiam o consumidor, que consome um produto de origem sustentável, a comunidade ao redor, que se beneficia dos recursos gerados e natureza, que se mantém preservada.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Visite o nosso blog!