A cachaça é uma bebida destilada e costuma ter teor alcoólico elevado, portanto, não é perecível. Mesmo assim, aos longo do tempo, se não armazenada de forma correta, ela pode perder algumas das características físico-químicas que fazem dela um produto diferenciado. O que ninguém quer, não é verdade?

Então, para que o destilado permaneça com as suas características originais, que a tornam uma bebida única, é preciso entender como conservar a cachaça por mais tempo.

Quando a garrafa ainda não foi aberta, ela pode ser armazenada por anos, e até décadas, desde que se siga algumas regras básicas como: manter na vertical, para que o líquido não entre em contato com a tampa, deixar longe de luz solar direta e armazenar em temperaturas amenas, por volta de 15° a 20°.

Mas, o que fazer quando a embalagem da cachaça já foi aberta? Confira essas dicas e entenda como conservar a sua bebida com qualidade por muito mais tempo!

Fique atento à posição

Assim como nos casos das cachaças que ainda não foram abertas, é primordial manter as garrafas do destilado em posição vertical. Diferente de bebidas como vinho, que devem ser armazenadas na posição horizontal, a cachaça pode acabar perdendo as suas propriedades ao ficar muito tempo em contato com a tampa, seja ela que material for. Por isso, o ideal é vedar bem o recipiente e mantê-lo “em pé” em um barzinho, ou armário, por exemplo.

Tenha atenção com a tampa

A primeira coisa que você precisa saber em relação às tampas da garrafa do destilado é que devem permanecer bem fechadas. Caso contrário, o contato com o ar pode causar oxidação e a cachaça perder toda a sua qualidade.

O material do qual é feita a tampa da cachaça também é muito importante para a sua conservação. Enquanto a cachaça permanecer intacta, ela pode ser armazenada por muitos anos, independente do material.

Entretanto, depois de aberta, alguns materiais podem prejudicar as suas características, tais como as feitas de metal, como as garrafas de cerveja. Afinal, elas podem enferrujar e entrar em contato com a bebida. Desse modo, opte por substituí-las por uma rolha sintética, pois essas vendam o recipiente e não soltam substâncias.

Mantenha a temperatura constante

A cachaça é uma bebida que pode ser armazenada em diferentes temperaturas que vão desde a temperatura ambiente até o congelador. Acredite, ela não vai congelar e será uma ótima opção para dias quentes! Entretanto, para conservar a cachaça é importante não submeter a bebida à mudanças bruscas de temperatura pois pode prejudicar a sua qualidade e o seu sabor.

Seguindo essas dicas de como conservar a cachaça, você terá uma bebida de qualidade por muito mais tempo! Aproveite e saboreie com os amigos!

Quer uma dica especial? Conheça toda a linha de Cachaças Guaraciaba!