Você sabia que a cachaça pode dar um toque especial em seus pratos natalinos?

Além de ser um ótimo acompanhamento ela pode ser usada como ingrediente no preparo das comidas.

Trazemos para você duas receitas de pratos típicos dessa época e que vão cachaça. De preferência, Cachaça Guaraciaba né?!

 

Peru dourado na cachaça Guaraciaba Prata

 

Peru dourado na cachaça

Ingredientes

1 peru inteiro de uns 4 kg (se quiser, reserve os miúdos, picadinhos, para o preparo da farofa)

100 g de manteiga

1/4 de maço de salsinha e de cebolinha verde picadas

2 folhas de louro

2 limões lavados e cortados ao meio 

8 dentes de alho 

1 litro de Cachaça Guaraciaba Prata

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Óleo de oliva para untar a assadeira e pincelar o peru

Modo de preparo

1. Com cuidado, solte e levante a pele do peito e das coxas do peru, espalhe a manteiga diretamente sobre a carne, polvilhe com sal e pimenta, distribua metade das folhas de salsinha e metade da cebolinha sobre as partes mais carnudas e volte com a pele para o lugar. 

2. Polvilhe a cavidade do peru com mais sal e pimenta, coloque as folhas de louro, o restante da salsinha e da cebolinha, as metades dos limões e os dentes de alho.

3. Disponha o peru no centro de uma assadeira grande untada com óleo de oliva e regue-o com 3/4 da cachaça. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C), por aproximadamente três horas, banhando o peru de vez em quando com o líquido que vai se formando na assadeira.

4. Descarte o papel-alumínio, aumente a temperatura do forno para alta (220ºC), pincele o peru com óleo de oliva e volte com ele ao forno, por cerca de 40 minutos, até que fique bem dourado e macio (teste o cozimento verificando se a coxa se movimenta com facilidade e espetando a parte mais carnuda com um garfo para ver se os sucos sobem claros). Retire então o peru do forno e passe-o para uma travessa de servir.

5. Transfira uma concha da gordura da assadeira para uma panela grande, onde será feita a farofa. 

6. Para o molho, despeje a cachaça restante na assadeira e raspe o fundo com uma colher de pau. Leve a assadeira ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Coe o molho, descartando a gordura excedente e ajuste o sal e a pimenta. Transfira uma xícara do molho para a panela onde será feita a farofa, reservando o molho que sobrou para servir com o peru. 

Fonte: Clube do Alambique

 

 

Pavê de Cachaça Guaraciaba Ouro

 

Pavê de cachaça

Ingredientes

500 gramas de chocolate meio amargo

4 gemas

4 claras

1 cálice de Cachaça Guaraciaba Ouro (20 ml)

1 colher (sopa) açúcar

1 lata de creme de leite sem soro

1 lata de leite condensado

2 pacotes de biscoito champagne

Preparo

Em banho-maria, em fogo baixo, derreter o chocolate. Em outra tigela, também em banho-maria com fogo baixo, colocar as gemas, que devem ser batidas com o batedor até ficarem aeradas (AS GEMAS SÃO BATIDAS ENQUANTO ESTÃO EM BANHO-MARIA).

Retire do fogo e reserve por cerca de 10 minutos.

Bater as claras em neve, separadamente. No copo do liquidificador, juntar o leite condensado, o creme de leite, a cachaça previamente misturada com açúcar; dar uma leve batida; acrescentar as gemas e o chocolate derretido e bater muito bem. Depois, envolver as claras em neve com o auxílio de uma colher de pau.

Em porções individuais, alterne camadas de biscoitos e do creme de chocolate com cachaça. Leve para gelar (coberto com papel filme) por no mínimo de 4 horas. Servir acompanhada de raspas de chocolate em porções individuais.

Fonte: Biscoitos Porto Alegre